9 de abr de 2010

Síndrome do Bebê sacudido. O que é isso?

Oi minhas queridas amigas e visitantes.
Para começar resolvi trazer pra vocês algo que estava conversando com uma amiga hoje mesmo.
Estavamos falando sobre pessoas que lançam os bebês para cima para brincar. O que é muito perigoso para a saúde das crianças.
 
Médicos afirmam que essa brincadeira - aparentemente inocente - pode até matar. É a chamada síndrome do bebê sacudido.
Quando a criança chora demais ou não obedece, a repressão pode vir de uma forma mais violenta.
Mas também há os pais que agitam os pequenos com a intenção de interagir. Demonstrar carinho.
Dar uma chacoalhada para repreender ou mesmo brincar é uma atitude que pode trazer sequelas para a criança. É o que garantem os especialistas. A ciência tem até um nome pra isso: síndrome do bebê sacudido.
A cabeça do bebê é grande e pesada em relação ao resto do corpo. Entre o cérebro e o crânio existe um pequeno espaço para o crescimento e desenvolvimento da massa encefálica. Quando se sacode a criança o impacto pode provocar lesões e o inchaço do cérebro.
“Você tem hemorragias cerebrais, hemorragias oculares que provocam cegueira, retardo mental, problemas motores, paralisia, dificuldade de aprendizagem, convulsões. Em 25% dos casos, os bebês sacudidos morrem”, esclarece Vera Maria Moreira, médica.
Estudos feitos na Alemanha relacionam casos de mortes súbitas em bebês com o ato de sacudir as crianças com mais intensidade. Os efeitos desta síndrome atingem bebês com menos de dois anos de idade.
“Esse movimento para frente e para trás sem o apoio causa a lesão cerebral. Por isso é muito importante apoiar a cabeça do bebê em qualquer movimentação e nunca sacudir. O que não significa que você não possa ninar, embalar, dar muito afeto, muito amor para esse bebê”, diz Lúcia Willians, psicóloga.

Fonte: Jornal Hoje (23/11/2009)

Fiquem atentas meninas... Nossos babys são frágeis!!!
Beijokas com carinho
Naty

5 comentários:

Ana Carolina disse...

Pois é menina, gravidissima!! mas ainda no inicio do quinto mês... Pense menina, que surpresa deus me preparou, pois as possibilidades de ser mãe eram minimas ou quase nenhuma por causa do problema, tanto que nem esperava, foi uma gravidez surpresa... Mas tô a mãe mais besta do mundo...rsrrs
Ah!! E esse seu blog veio a calhar na hora certa...

Tudo de bom pra vc!!

Claudia de Paula disse...

Oi Naty !

Viu dar uma olhadinha no seu blog. Parabens,muito legal. Vou divulgar.
Muito bom este post sobre a sindrome do bebe sacudido.E' importante que todos saibam disso,nao so' os pais do bb,mas parentes e amigos tambem.
A minha Baby esta com dez anos rsrsrs e os meus mais velhos tem 24 e 19 anos.Tambem ja' trabalhei de nanny por muitos anos...qualquer coisa,nao se acanhe e me pergunte. O que nao souber, eu procuro e acho rsrsrs

Beijo grande :)

Layla - A Maria Bonita... disse...

Olá Naty,

Você está completa de razão quando diz que "Ser MÃE é a melhor coisa do mundo!" Nós MULHERES somos privilegiadas e abençoadas por "DEUS" por gerarmos e carregarmos no ventre um outro ser!!! Eu fui premiada com essa dádiva por duas vezes, tenho dois bebês de 24 e 20 aninhos kkk... ah! e tenho tb. um neto, outra bênção! Você está de Parabéns pela iniciativa, com certeza vai conseguir alcançar seu objetivo com a criação desse blog e os textos vão esclarecer e ajudar muitas Mamães principalmente as de 1ª viagem, mas é um assunto que interessa até as vovós, eu por exemplo não sabia do risco desse ato de sacudir o bebê que muitas vezes fazemos por brincadeira para que ele sorria... Muito bom mesmo! Já estou te seguindo, vou levar o "Mãe...Eu?" para a minha galeria e te desejo sucesso. A sua dádiva chamada ESTER, é muito linda!!! DEUS os abençoe!!! Um grande abraço, Layla.
www.ciailimitadaby-ladylayla.blogspot.com

LI Katuki disse...

Oi Natt obrigada pelo convite adorei seu blog e tem muita coisa legal parabéns, se precisar de alguma coisa é só gritar pq mãe de 4 filhos imagina qta coisa da pra contar....rsrsrsrs

Déa Café disse...

credo, menina! bom a gente saber! beijos!

Related Posts with Thumbnails